Arquitetura comercial cai na categoria de estilo pós-moderno

Muitas vezes as pessoas pensam na arquitetura em termos de estruturas antigas. Eles veem o Coliseu Romano, Notre Dame ou o Parlamento Britânico e pensam em uma grande arquitetura. Esses estilos são vagamente incorporados ao mundo pós-moderno de um arquiteto comercial. A arquitetura hoje tem o objetivo de reverenciar sutilmente a história em um design simplista.

A era pós-moderna na arquitetura define novos estilos de construção que começaram após a década de 1970 até hoje. A arquitetura pós-moderna é freqüentemente descrita como neo-eclética. Isso significa que os edifícios comerciais representam um renascimento dos estilos históricos interpretados de maneira vaga. Embora haja uma mistura de estilos históricos, os edifícios neo-ecléticos são construídos com modernas técnicas de construção.

Em termos de edifícios comerciais, o pós-modernismo mostra uma fuga dos confins da caixa de vidro anônima do estilo internacional. O mantra do modernismo era menos é mais. A arquitetura pós-moderna argumenta que menos é enfadonho.

O argumento contra o modernismo levou a uma variedade interminável de formas e designs elegantes e assimétricos para edifícios comerciais. O pós-modernismo é uma grande alusão ao passado com múltiplas associações e significados. Em parte, é uma rejeição do pensamento modernista e um retorno aos precedentes históricos tradicionais. Isso despertou o interesse pela história e pelo patrimônio.

O movimento de urbanismo e preservação histórica ajuda a promover projetos pós-modernos no pensamento arquitetônico. Existem críticos da arquitetura pós-moderna. As características históricas são amplamente exageradas e os críticos argumentam que os arquitetos comerciais não tentam realmente reproduzir estilos históricos.

A crítica do pós-moderno implica que o estilo realmente zomba do passado usando uma ampla variedade de formas históricas. Eles dizem que os arquitetos comerciais simplificam e misturam as formas históricas em uma confusão desorganizada e ilógica de edifícios.

Os defensores da arquitetura pós-moderna discordam dessa avaliação. Eles apreciam a tendência de afastamento do funcionalismo estrito. Há um equilíbrio entre a aparência elegante e técnica da arquitetura moderna com a grande variedade de formas históricas que podem ser aplicadas a um design pós-moderno.

Na arquitetura residencial com estilo pós-moderno, ainda há uma qualidade neo-eclética. Há uma variedade de estilos neo que representam uma segunda ou terceira rodada de avivamentos. Isso pode incluir neo-vitoriano, neo-mansarda e neo-artesão. Neo-colonial é o mais popular dos estilos residenciais pós-modernos.

Existem muitos exemplos de estilo pós-moderno em edifícios comerciais. Em Flagstaff, Arizona, o Prédio da Administração do Condado foi construído em 2000. O antigo tribunal foi construído em estilo Romanesco Revival. O novo estilo de tribunal tem elementos desse estilo, dando uma homenagem ao antigo tribunal e sua história.

Em Durango, Colorado, há um edifício comercial e de varejo de uso misto com estilo pós-moderno. Houve um uso diversificado de materiais de superfície usados ​​para a construção, incluindo placas de vidro e pisos recuados. O design estranhamente saliente e assimétrico mostra aversão a um edifício quadrado comum. Isso se encaixa no propósito do edifício – uso misto.

O Fifth Third Bank em Cleveland, Ohio é uma interpretação pós-moderna da arquitetura clássica. O edifício tem colunas mais simples do que na época clássica. As colunas são folheadas a ouro, representando um símbolo de grandeza apropriado.

O uso mais eclético do estilo pós-moderno é visto em Los Angeles, Califórnia. O Walt Disney Concert Hall, construído em 2003, é uma arquitetura desconstrutiva. Visualmente, o edifício parece feito em pedaços em uma coleção de grandes fragmentos. Também em L.A., a sede do Distrito 7 de Caltrans mostra designs abstratos e geometrias que funcionam apenas com o estilo pós-moderno.

Share

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *